sábado, 28 de abril de 2012

1ª Ata de Reunião da PASCOM em 20/03/2012


Por Reini Leal

Horário: 19h às 21h
Local: Sala de Catequese da Paróquia Imaculado Coração de Maria
Participantes presentes: Reiní, Márcia e Adriano.


Assuntos tratados:
I. Oração de abertura e apresentação do grupo: Reiní iniciou a reunião com oração, em seguida agradeceu pela presença de todos dispostos a formar uma nova equipe da Pascom. Justificou a ausência de Izabel e Gregório por motivos pessoais, mas confirmaram que também estão dispostos a continuarem na equipe e também do ingresso à PASCOM de Irani Bernadete Turra, coordenadora do Rosário Perpétuo.

II. Apresentação do Livro Atas da Pascom e leitura da última ata da reunião da Pastoral de Comunicação, Pascom em 18/10/2011. OK.

III. Apresentação individual e atualização de dados pessoais: Reiní Dantas Leal iniciou dizendo que, embora não seja da área profissional de comunicação, atualmente ela é a coordenadora da Pascom. É fisioterapeuta aposentada, casada, duas filhas que moram em SP, é administradora do lar e da Empresa da sua família, Capital Loyalty Participações S.A.; viaja pelo menos duas vezes por mês e aceitou trabalhar na Pascom a fim de aprender e fazer algo diferente, prestando serviço à Igreja. Em 2011, ela participou de Mutirão de Comunicação, sendo: Muticom-Joinville, Muticom-Guarapuava, Muticom-Rio de Janeiro, onde participou de vários seminários, oficinas e do Seminário-Guadalupe promovido por Evangelizar é Preciso (Pe. Reginaldo) e Arquidiocese de Curitiba, com palestras referentes à Pascom. Também faz parte da Pascom Arquidiocesana e sente feliz com o aprendizado da comunicação do Reino de Deus. Na sequência passou a palavra para Márcia, a qual iniciou sua apresentação.
Márcia Azzolini comentou que sua família é composta por seis pessoas. Recém-aposentada do Tribunal Regional do Trabalho, continua trabalhando com clínica psicológica em consultório particular. Integra junto à Paróquia Imaculado Coração de Maria, a equipe do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão – MESC, do Movimento do Rosário Perpétuo, do Cerimonial para casamentos, e inicia apoio à Catequese. Gosta da área de comunicação e espera realmente ser útil na realização dos trabalhos da Pascom. Com a aposentadoria, está se dedicando ao curso de inglês e a outros, próprios da área de psicologia. E Adriano Barbosa, Bacharel em Administração de empresas (2006) pela FAI - MG, MBA em Comunicação e Marketing (2009) pela Unicuritiba - PR e Líder Coach (2010) por Hilário Trigo - PR. É profissional de Marketing. Desenvolveu uma gestão estratégica na área corporativa do mercado de telecomunicações no sul do Brasil com ações de planejamento comercial, coordenação de equipe multidisciplinar e análise de desempenho. Hoje é Diretor de Negócios e Marketing Pessoal na Ponto Pessoal. Há mais de seis anos estuda e aplica os conceitos do Marketing Pessoal na Gestão da Carreira e Imagem, publicando artigos, ministrando cursos e palestras em diversos estados do país. Em Curitiba/PR, hoje é professor e orientador de turma do curso Marketing & Propaganda do Centro Europeu e professor do programa Bom Negócio, da Prefeitura Municipal. Em Minas Gerais, é professor convidado da FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, de Santa Rita do Sapucaí.

IV. Quadro de nomes dos participantes da Pascom-2012

V. O que é Pascom e quando foi formada? Reiní esclareceu que a 1ª reunião de instituição da Pascom foi em 27 de novembro de 2010, conforme consta no livro atas. Acrescentou que, Pascom é a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da união e comunhão, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra e comunica com todas as demais pastorais, movimentos, grupos e comunidade. Acrescentou que, o principal objetivo da PASCOM, é evangelizar e anunciar o Reino de Deus, através dos meios de comunicação social disponível.

VI. Apresentação do Plano de Ação Paroquial de 2012. Reiní apresentou o Plano de Ação 2012, que recebeu do Pe. Nilton, na última reunião do CPP, o qual, ainda não consta o plano de ação da Pascom.

VII. Apresentação do calendário de atividades da Pascom em 2012: apresentado o calendário de atividades e eventos da Pascom em 2012, o qual foi discutido e esclarecido que poderá sofrer alterações no decorrer do ano, conforme as necessidades da Paróquia. Ficou decido que o mesmo será enviado para todos por email anexo a ata dessa reunião.

VIII. Resumo dos assuntos discutidos na reunião de Reiní com o Pe. Nilton, dia 20/0302012:
1. Apresentação de nomes da nova equipe Pascom: Reiní (Coordenadora), Adriano, Gregório, Izabel, e Márcia. OK do Pe. Nilton. Ótima expectativa com o grupo de pessoas criativas, dinâmicas, inteligentes, competentes e já engajadas nos trabalhos pastorais da paróquia.
2. Data reunião mensal da Pascom: toda 1ª quinta feira do mês, às 21h após a reunião do CPP. OK, o que for melhor para o grupo.
3. Contato com a DOMINUS?
Poderá ser com Rodrigo, Jean ou Kethlen, através de email ou telefone.
4. Por que o Plano da Pascom 2012 não consta no Plano de Ação Pastoral?
Para que a nova equipe elabore um atualizado de acordo com as necessidades da paróquia e capacidade de execução das atividades.
5. Apresentado o Calendário de eventos da Pascom em 2012. OK. Foi aprovado.
6. A formação paroquial mensal pelos seminaristas substitui a formação espiritual da Pascom?
Sim. O objetivo é criar integração e unidade na formação espiritual entre todas as pastorais, movimentos e grupos.
7. Propomos maior aproximação e trabalho junto às pastorais da Juventude e Catequese, com objetivo de despertar nos jovens maior interesse de participação e integração nas atividades paroquiais.
Ok. Ideia aprovada, principalmente para preparação da Jornada Mundial da Juventude, em 23 a 28/07/2013, na cidade do Rio de Janeiro.
Apresentada e discutida a ideia de fazer um trabalho com os jovens, a fim de despertar e estimular a criatividade e entusiasmo deles em alguma área de comunicação. O Tema sugerido pelo Pe. Nilton foi “‘A VIDA DE CLARET”. Concordamos, mas devemos antes conversar e discutir a ideia com as lideranças pastorais da juventude e catequese.
8. Como a Pascom pode e deve trabalhar junto ao CPP?
* Presença às reuniões mensais do CPP, se possível de todos, quando a coordenadora não puder participar, pelo menos um dos participantes deverá substituí-la.
* Fazer conhecer a PASCOM participando dos eventos e atividades demais pastorais e paroquiais.
* Divulgação imediata dos assuntos discutidos e deliberados na Reunião do CPP às demais pastorais, movimentos, grupos, leigos e DOMINUS.
* Articular a integração de forma dinâmica e comunicativa, entre as lideranças e participantes das pastorais, movimentos, grupos de leigos criando vínculo de trabalho em parceria voluntária.
* Participar das reuniões e visitar as atividades mensais das pastorais, movimentos e grupos, a fim de criar vínculo com espírito pastoral, confiança e credibilidade junto à Pascom.
* Colher informações dos eventos e atividades das pastorais, movimentos e grupos e divulgá-las entre todos e DOMINUS de preferência, via email individual e pessoal, porque as pessoas não leem o Plano de Ação.
* Dinamizar e levar as informações de eventos para DMINUS alimentar o site e revista anual.
* Entrevistar as lideranças e colher testemunhos das atividades feitas pelos voluntários e enviar para Dominus divulgar.
* Fazer ficha de cadastro dos voluntários com email e telefone para envio também, das informações enviadas para o email das pastorais. Porque muitos não acessam email. O Adriano e Márcia ficaram responsáveis em fazer o questionário de entrevista e ficha de dados pessoais dos voluntários.
9. Apresentação da Pascom na próxima reunião do CPP, dia 12/04/2012.
A Pascom terá 50 min. para apresentação na próxima reunião do CPP. Podemos retomar e atualizar a mesma apresentação que o Rodrigo apresentou em 2011. Fica a nosso critério a forma como apresentar.
10. Dia Mundial das Comunicações Sociais, dia 20/05/2012.
* Contato com a Pastoral Litúrgica e Canto para fazer a divulgação na celebração da Missa.
* Poderá melhorar a comunicação visual do mural da porta da igreja, com fotos, divulgação dos eventos, informativos de interesse da comunidade, etc.....
* Tem um projeto para, ainda este ano ser instalado um mural eletrônico diário, com TV instalada na porta de entrada, que será alimentado pela DOMINUS, que por sua vez, precisará receber as informações atualizadas.
11. 3º Encontro Nacional da Pascom em Aparecida/SP, Reiní fez sua inscrição.
OK. Inscrição e investimento paroquial aprovado com total apoio e cobertura das despesas.
Temas dos Seminários escolhidos:
* PASCOM e Pastorais específicas
* Planejamento de Comunicação e captação de recursos
12. Oração de encerramento. A Márcia conduziu a oração final de encerramento da pauta do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário