quinta-feira, 7 de março de 2013

Primeira reunião do Conselho Pastoral Paroquial – CPP - 14.02.2013 -

Por: Reiní Dantas Leal                                                                                              07/03/2013. 

Abertura:
-          Iniciada com mensagem e acolhida pela coordenação do CPP, seguida da bênção por Pe. Nilton Boni.
-          Apresentação do “Manual de formação para CPP e lideranças pastorais - 2013”.
-          Cenas do filme “O gladiador”, com olhar e foco voltado para: “Gestão Estratégica na Evangelização”- Objetivo: Motivação pastoral.
-          Destacados importantes tópicos do filme, que reforça a proposta da nova estratégia da Evangelização, partilhados e discutidos pelos presentes, tais como: Plantar X colher – perseverança – abertura à mudança – superação – vencer medos – visão de futuro – determinação – reaprender a fazer – união de equipe – valores – princípios éticos – compromisso – motivação – tempo para construir – orgulho sem abrir mão de valores – novos tempos...

Realizada a 1ª formação com o tema: “PEP – Planejamento Estratégico Pastoral” e “PC – Plano de Contribuição”.
O que é PEP?
o   É informação, análise, diagnóstico, conhecimento, coerência, inovação e originalidade, organização pastoral, união e comunhão, etc.
o   É fazer com que a evangelização seja desencadeada e efetivamente realizada de forma que, o anúncio de Jesus Cristo ocorra eficazmente e, o relacionamento entre as pessoas e a igreja (com sua organização), seja profícuo.

Como podemos fazer isso?
o   Ser criativos e desempenhar as atividades com fé, entusiasmo e amor a Cristo.
o   Ajudando a paróquia a observar as situações que lhe dizem respeito através de um novo ângulo ou ótica cristã.
o   Percebendo que a igreja ainda vive um modelo rural de evangelização (igreja acomodada), tendo ainda, uma comunicação conservadora e atrasada em relação aos meios atuais de comunicação (as pessoas só veem à missa no domingo e não criam vínculo com a igreja).
o   Colaborando para a inovação de novo modelo de evangelização urbana e contribuindo com outras formas de criar novos relacionamentos e vínculos entre as pessoas e a igreja. Para isso, devemos atualizar a comunicação da evangelização com novos métodos, sem perder os valores e os princípios éticos da igreja cristã.

Como o PEP pode ajudar no processo de desenvolvimento pastoral?
o   Através da organização das atividades pastorais, da ajuda às lideranças e aos agentes pastorais no processo de interação e qualidade da evangelização.
o   Trazendo orientações e motivações diferenciadas às lideranças e agentes voluntários, sempre focados no verdadeiro anúncio do Reino de Deus, centrado na Pessoa de Jesus Cristo e na evangelização.
o   Lembrando que a inovação não está no conteúdo, nem no meio em que a mensagem será passada, mas, sim, no relacionamento que a Igreja vai proporcionar aos seus fiéis.
o   Percebendo que, quando temos o conteúdo focado em Jesus Cristo, Ele nos ajuda a evangelizar com melhor qualidade.
o   Fazendo-nos entender a vida paroquial. A paróquia e sua vida pastoral não são um produto, um serviço ou instituição simplesmente formada pelas pessoas. A vida paroquial é a história que as pessoas têm de momentos e testemunhos importantes de sua vida, vividos dentro da igreja, onde se cria sua verdadeira história cristã.
o   Ajudando a observar que a Igreja só existe no coração e na alma das pessoas, onde elas foram batizadas e seladas pelo Espírito Santo, na pessoa de Jesus Cristo.
o   Fazendo-nos perceber que as pessoas são as verdadeiras “donas participantes” da igreja e que a igreja é da comunidade e do povo de Deus.
o   As pessoas se envolvem quando experimentam e encontram Jesus Cristo, e as pastorais e movimentos podem e devem facilitar essa atração das pessoas pela igreja.

O que é PC?
-          É o Plano de Contribuição das atividades pastorais que serão realizadas durante o ano, feito por cada uma das pastorais e movimentos. A continuidade do projeto do PEP e PC deverão ser conduzidas e orientadas pelo CPP e CAEP.
-          José Edésio de Mattos, do CAEP, questionou sobre a garantia de continuidade futura do Projeto PEP, após uma possível transferência de Pe. Nilton e mudança das lideranças pastorais que hoje fazem parte dessa realização e execução do projeto.
-          Pe. Nilton respondeu que, já pensando sobre isso, a partir deste ano o responsável direto pela condução e administração das ações estratégicas do PEP será o CPP- Conselho Pastoral Paroquial, juntamente com as lideranças pastorais do momento. Para isso, os membros do CPP deverão está preparados e alinhados com o CAEP, para administrar o PEP independentemente de quem seja o futuro pároco.

07/03/2013 – Reunião do CPP com visita do Pe. Rivael Nascimento, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese e possivelmente, ocorrerá a 2ª formação espiritual com o tema: “As urgências na ação evangelizadora”. Também, será entregue o Planejamento Estratégico Pastoral (PEP). Todos os coordenadores / lideranças e membros pastorais deverão participar.

Resumo de Reiní Dantas Leal
Coordenadora da PASCOM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário