domingo, 8 de setembro de 2013

Setembro: pra amar mais a Palavra de Deus!

Postado por Reini (Pascom)                                                   
08/09/2013

Há dois mil e treze anos da era cristã, a Bíblia se destaca entre os dez livros mais lidos no mundo todo. E não era pra menos, embora ainda exista muita gente que não faça uso da leitura desse Livro tão importante.

Por uma razão especial, a Igreja Católica introduziu o costume de celebrar o Mês da Bíblia no mês de setembro. É que, no dia 30 de setembro celebra-se a festa de São Jerônimo, Doutor da Igreja, cujo nome significa “que tem um nome sagrado”. São Jerônimo consagrou toda sua vida ao estudo das Sagradas Escrituras, a qual traduziu de forma completa do grego, hebraico e aramaico para o latim, tendo derivado daí, as demais traduções em outros idiomas, dando-nos assim, a possibilidade de termos hoje em mãos a Palavra de Deus, escrita em nosso próprio idioma.

Conforme o Catecismo da Igreja Católica, A Igreja “exorta todos os fiéis cristãos, com veemência e de modo peculiar… a que pela frequente leitura das Sagradas Escrituras aprendam ‘a eminente ciência de Jesus Cristo.’ Lembra-nos porém, de que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça o colóquio entre Deus e o homem; pois ‘a Ele falamos quando rezamos; a Ele ouvimos quando lemos os Livros Sagrados.

A Bíblia é a Palavra de Deus enquanto redigida sob a moção do Espírito Santo.
Na Sagrada Escritura, encontramos incessantemente alimento e força, pois nela não acolhemos somente uma palavra humana, mas o que ela é realmente: a Palavra de Deus “Com efeito, nos Livros Sagrados o Pai que está nos céus vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala”. (CIC §104)

“A Palavra de Deus, que é força de Deus para a salvação de todo crente, é apresentada e manifesta seu vigor de modo eminente nos escritos do Novo Testamento.” Estes escritos fornecem-nos a verdade definitiva da Revelação divina. Seu objeto central é Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, seus atos, ensinamentos, paixão e glorificação, assim como os inícios de sua Igreja sob a ação do Espírito Santo. (CIC §124)

Somos assim, chamados a mergulharmos nesta Palavra viva e a saborearmos a sua doçura.
Jesus o Verbo de Deus, é a palavra encarnada que se revela ao homem, nas Sagradas Escrituras. Esta revelação proporciona ao homem não só o conhecimento, mas uma experiência de salvação. Pois todo o que ouve a palavra e a coloca em prática edifica-se a si mesmo. ”Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11, 28). São Tiago vai nos dizer: ”Sede praticantes da Palavra e não apenas ouvintes que se iludem a si mesmos” (Tg 1, 22). O conhecimento da Palavra, sem a prática não dá fruto; não gera transformação de vida. É uma mera ilusão. Não faz sentido. É reduzir a Palavra de Deus a um simples relato e, assemelhar-se aqueles de quem Jesus fala no Sermão da Montanha: “Aquele que ouve a Palavra de Deus, mas não a pratica é como o homem que construiu a casa sobre a areia. De nada adiantou todo o esforço e todo investimento: a casa ruiu no primeiro vendaval” (Mt 7, 26ss).

No método oracional de leitura Bíblica, denominado Léctio Divina, nos é sugerido quatro passos importantes para que essa leitura bíblica permeie a nossa vida e gere frutos de conversão em nós. Consideramos que no ultimo passo, tratamos da questão mais importante: ”Como vou colocar esta Palavra em prática?” É Nesse momento da leitura oracional dos textos Sagrados que somos desafiados a colocá-la em prática. É como se Deus mesmo nos desafiasse: “Façam a prova e vejam como a minha Palavra ‘funciona”. Ela é viva, ela é eficaz. Ela se realiza. Basta colocá-la em prática. A Palavra de Deus é como a semente: se plantar, nasce.

Neste mês da Bíblia, você e eu somos convidados a esse passo importantíssimo na nossa caminhada: colocar a Palavra de Deus em prática. Faça a experiência. Você vai perceber, com surpresa, o quanto ela é concreta. Ela pode ser vivida por qualquer pessoa e está ao alcance de todos. Experimente fazer isso. Conhecer a Palavra de Deus e colocá-la em prática no nosso dia a dia é uma experiência fantástica.

Áurea Sampaio
Comunidade de Aliança Shalom| Salvador/BA


Nenhum comentário:

Postar um comentário