quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Inscrição da Paróquia Imaculado Coração de Maria, para apresentação GTs no 8º MUTICOM

Uma nova Paróquia pela Gestão Estratégica Pastoral

P. Nilton Cesar Boni, cmf; pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria
Jean Ricardo Severino; gestor de planejamento da Dominus Comunicação
Heleno Assis; Coordenador do CPP
Reiní Dantas Leal; Coordenadora da PASCOM

GT Assessoria de Comunicação e promoção de eventos
Palavras-chaves: Planejamento estratégico, nova evangelização, comunicação


Iniciativa

No novo panorama pastoral apresentado no Documento de Aparecida os bispos indicam que “a Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se em face daqueles que só veem confusão, perigos e ameaças. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho em nosso contexto.” (DocAp).
A partir deste conceito, vimos o Planejamento Estratégico Pastoral (PEP) como uma iniciativa de melhor organizar e motivar a vivência pastoral da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Rebouças, Curitiba/PR, em meio aos inúmeros desafios no contexto geográfico e cultural em que se encontra.
Através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa foram mapeados os diversos públicos da Paróquia, observando seu tipo de relacionamento e nível de dependência com a instituição, o objetivo da organização, os resultados esperados e as expectativas destes perante a Paróquia.
Após mapear os públicos e os fatores de influência e relacionamento, partiu-se para a análise detalhada dos resultados apurados nas pesquisas de documentos, em dados tabulados dos questionários aplicados e observações feitas nas conversas informais.
Como consequência deste trabalho, foi elaborado o diagnóstico organizacional da instituição, onde se identificou as novas circunstâncias que ameaçam o crescimento evangelizador, a fim de encontrar mecanismos para a renovação e revitalização do anúncio do Evangelho no contexto atual.
Em outra etapa foi possível estabelecer os objetivos, estratégias, metas, programas e projetos para o Plano Estratégico Pastoral.
Os resultados das ações propostas foram mensurados através dos instrumentos de avaliação e controle, estabelecidos dentro das características individuais de cada projeto e plano de ação das Pastorais e Movimentos.
Todo o processo descrito acima é fruto de um trabalho em conjunto, desenvolvido em comum acordo, através da contratação de uma empresa especializada – Dominus Agência de Comunicação Integrada (Florianópolis/SC) – e as lideranças pastorais da Paróquia Imaculado Coração de Maria.
O papel da Dominus na Instituição foi acompanhar e direcionar o processo de planejamento e sua instrumentalização durante o período de execução. Já as lideranças pastorais foram os personagens principais do processo, uma vez que apresentaram os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades da realidade pastoral, lançando sobre estes fatores, um olhar empreendedor em vista da evangelização.

Cenário

Em meados de 2008, verificamos que a Paróquia do Imaculado Coração de Maria encontrava-se como uma comunidade estruturada física e financeiramente, com apenas duas pastorais em funcionamento e alguns movimentos. Havia poucas lideranças e a grande maioria estava vivendo numa espécie de “zona de conforto” e comodismo pastoral. As pessoas tinham uma visão de que o bairro era comercial e que não tinha muitas pessoas residindo.
Era quase nula a integração entre os grupos pastorais, a ponto de as lideranças não se conhecerem. Cada um vivia no seu mundo, em torno de seu carisma, participavam apenas de seus interesses. Nas apresentações paroquiais era comum cada um defender o seu partido e exaltar seu movimento.
Em 2009 surgiu a possibilidade de darmos um salto qualitativo em nosso apostolado. Providencialmente, Deus nos enviou uma empresa de comunicação para nos assessorar através do Planejamento Pastoral, algo que a Igreja Particular vinha pedindo e, também, a Congregação Missionária dos Padres Claretianos já demonstravam apoio.
Foi lançado então o desafio da elaboração de um Planejamento Estratégico de Pastoral dentro dos moldes da gestão estratégica. Foi sem dúvida uma grande ideia e o início de um novo tempo. Apresentamos a proposta ao Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) e ao Conselho Administrativo Econômico Paroquial (CAEP) que aprovaram e, em seguida, começamos nosso trabalho.

Desenvolvimento e Resultados

O Planejamento aconteceu de forma sistemática com todas as lideranças da Paróquia envolvidas até então. Sem dúvida, que o novo sempre traz insegurança, porém, resolvemos apostar na renovação com base no Documento de Aparecida que deu muita ênfase a esta realidade.
Acertadas as questões jurídicas com a Arquidiocese, começamos então as reuniões para conhecer nossa realidade.
A Dominus se instalou na Paróquia e mapeou detalhadamente toda a nossa real situação. Detectou junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Prefeitura a ambientação estrutural do bairro, fez o levantamento das fragilidades e forças paroquiais, das ameaças e oportunidades, traçou a missão, visão, valores e elaborou os programas específicos para cada particularidade. Deu-se à Paróquia um novo dinamismo e nos permitiu reestruturar e resgatar a importância de nossa história na Arquidiocese de Curitiba.
O levantamento feito constatou uma realidade enfraquecida em termos de pastoral, uma Igreja de manutenção, sem projeção que aos poucos foi deixando de lado seu carisma missionário. Neste sentido o Planejamento nos trouxe um novo vigor e muitas conquistas, como citamos abaixo:
a)    Criação de novas pastorais – antes havia apenas duas e com o Planejamento Estratégico Paroquial (PEP) criamos, em um ano, cinco novas pastorais trazendo para a comunidade novos participantes que ainda não estavam inseridos na dinâmica pastoral. Esses grupos foram estruturados e articulados por meio de um Plano de Ação avaliado e renovado anualmente.
b)    Empenho missionário – o PEP trouxe uma nova metodologia em termos de missionariedade. Antes não havia nenhuma atividade fora do ambiente paroquial, então nós criamos a Semana da Evangelização com o objetivo de favorecer a evangelização além dos muros da igreja, com uma ação concreta de ir ao encontro do povo nas praças, nas ruas, nos hospitais, escolas, famílias e em todos os lugares que atuamos. Foi um verdadeiro testemunho evangelizador. Isto tem acontecido todos os anos e tem dado resultados positivos. Vale ressaltar o contínuo trabalho de algumas pastorais que mantém atividades extramuros constantemente como o Catecumenato que sempre traz novos membros para a Paróquia, a Pastoral dos Enfermos que se dedica aos doentes nas casas e hospitais, a Pastoral do Batismo que forma pais e padrinhos nas residências a Catequese que promove a formação da família.
c)    Formação e Espiritualidade – estruturamos novos momentos de formação como a Escola da Fé, noites de formação com temas específicos, tardes da partilha pastoral, promoção de cursos de liturgia para leitores. No campo da espiritualidade investimos na Pastoral Litúrgica, iniciamos a rezar a Hora Santa Eucarística para as lideranças, temos o terço na praça, o terço missionário da catequese e o terço dos homens, a Novena dos pais que oram pelos filhos e as Celebrações Eucarísticas, que acontecem diariamente.
d)    Conselho de Pastoral Paroquial – fortalecemos o CPP que passou a ser o centro de toda a integração pastoral e o lugar onde se reflete sobre a comunidade. Implantamos, ainda, um momento de formação, a partir de um Manual desenvolvido pela Dominus, visando abordar os temas do PEP. Isto deu credibilidade aos trabalhos da Equipe de Planejamento e fez com que a comunidade caminhasse na mesma direção. Hoje as lideranças estão integradas e se sentem parte da mesma família. Tratamos a Paróquia como um todo sem paralelismos de movimentos e pastorais.
e)    Comunicação – investimos na Pastoral da Comunicação (Pascom). O PEP sentiu a necessidade de criar esta pastoral que por sua vez responde aos desafios da Paróquia. A Pascom está fazendo uma verdadeira revolução na comunidade por meio do site, redes sociais, informativo, e-mails, newsletter, blog, revista, repassando informações, produzindo matérias e participando dos eventos paroquiais. Está favorecendo a comunicação e comunhão entre todos e entre as demais paróquias da Arquidiocese. A Pascom é fundamental para o Planejamento Pastoral favorecendo, principalmente, a unidade.
f)     Família e Juventude – esta continua por ser nossa prioridade para os anos que seguem. Nesta área destacamos o trabalho desenvolvido pela catequese e os movimentos ligados à família, como a Renovação Carismática Católica, que vem contribuindo fortemente. Já em relação aos jovens, a partir da motivação para a Jornada Mundial da Juventude, a criação de um grupo paroquial têm dado um precioso testemunho de inserção e compromisso. Já conquistaram seu espaço e estão despertando para fazer da Paróquia um lugar de encontro e fé. Os jovens estão inseridos em várias pastorais e têm promovido muitas atividades.
g)    Dimensão financeira e social – com a criação da Pastoral do Dízimo e dos plantões mensais estamos crescendo na arrecadação e conscientizando a comunidade de que todos os cristãos devem manter a casa de Deus. Por meio do dízimo estamos ajudando outras comunidades carentes e promovendo a Ação Social Paroquial. Além disso, a Pastoral do Dízimo contribui para a conscientização no processo de ser Igreja participação e comunhão.

Conclusão

É importante ressaltar que foi um grande desafio este trabalho de renovação. As pastorais que abraçaram o Planejamento Estratégico Paroquial (PEP) estão crescendo cada vez mais e atraindo novos participantes, mas as que não se envolveram ainda sentem muita dificuldade diante dos desafios.
Atualmente foi renovada a parceria com a Agência Dominus que segue com a assessoria no Planejamento Estratégico na Paróquia até 2015.
Consideramos importante que o pároco esteja aberto a este processo de renovação pastoral tendo como grande objetivo anunciar a Jesus Cristo. E, para isso, o PEP deve estar centrado n’Ele, buscando a força do Ressuscitado para ser Igreja.
São inúmeras as conquistas e as graças alcançadas. De uma paróquia estacionada, passiva, passamos a uma comunidade viva. A Arquidiocese tem nos incentivado nesta tarefa e com isto estamos resgatando nossa identidade. Vale a pena investir no novo e ser sinal de Cristo entre os povos.
A Paróquia é o grande espaço de evangelização, uma comunidade de comunidades. Ainda temos muito que caminhar, mas com fé renovada em Cristo e no Coração de Maria chegaremos ao ideal.

Referências Bibliográficas

V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, Aparecida, 13-31 de maio de 2007, documento final.



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