segunda-feira, 4 de junho de 2012

Encontro do Grupo de Jovens – Maio/12


O Encontro de Jovens da Paróquia ocorreu dia 26 de maio, sob a coordenação de Danúbia Ravena e discutiram o assunto: “Igualdade e Diversidade”, com a participação de Reiní Dantas Leal, coordenadora da PASCOM.

O objetivo do tema foi levar os jovens a verem a sociedade nos dias de hoje, nos aspectos de igualdade e diversidade humano sócio cultural.

Aos poucos, Danúbia foi mostrando que as diferenças de gênero, raça, etnia, comportamento, humor, deficiência e orientação sexual, entre outras, podem levar à desigualdade, criando nova realidade de discriminação e de preconceito, o que hoje, se encontra inserida na cultura e na mentalidade de nossa sociedade e presente no cotidiano de violações dos direitos humanos.

Na sequência, foi lido um documento o qual fala sobre “Ser jovem hoje”, o qual faz parte dos estudos de formação nos Encontros da Juventude Claretiana, para que possamos levar o Carisma de Santo Antonio Maria Claret aos Jovens da nossa paróquia.

Nesse documento, também fala de “Como está difícil ser jovem nos dias de hoje”. Nessa parte, houve uma boa interação dos jovens participantes. Alguns comentaram que ser jovem hoje não é fácil, devido à violência e influência social de alguns amigos adolescentes viciados em álcool, drogas e fumo e que se sentem perdidos, sem fé e sem rumo na vida.

Tudo isso e outras violências às quais os jovens estão expostos, às vezes, os diferentes comportamentos de alguns, os leva a constante pressão psicológica e provocações de mudança de hábitos e perda de valores básicos. Como exemplo foi citado, que hoje é moda alguns jovens adolescentes dizerem que é “ateu” e nem sabem o porque e nem o que isso significa. 

Discutido também, como as redes sociais podem influenciar, tanto para motivar ou desmotivar, na construção da identidade e personalidade do jovem hoje.

Concluindo que, “ser jovem é ser construção nos dias de hoje, é construir, elevar a alma, o espírito o coração para que nossa cabeça esteja bem alinhada para o mundo lá fora”.

Finalmente, foi comentado: como a atuação da pastoral do grupo de jovens, poderá ajudar na Jornada Mundial da Juventude? Tema que continuará sendo discutido nos próximos encontros e encerrado o encontro com oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário