quinta-feira, 21 de junho de 2012

Entrevista com Padre Nilton sobre os Santuários Marianos - Junho 2012

Pascom: O QUE HÁ NOS SANTUÁRIOS MARIANOS (LOCAIS ONDE MARIA APARECEU) QUE DESPERTA TANTO INTERESSE E FASCÍNIO DOS CRISTÃOS DE TODO O MUNDO?

Pe. Nilton: Primeiramente, Maria é uma figura central dentro do cristianismo e desde os primeiros séculos Ela sempre atraiu multidões de pessoas. Ela por si mesma já fascina e encanta os cristãos e até não cristãos pela sua simplicidade e maternidade divina. Mas, o que há de mais especial nos Santuários Marianos da Europa é a mística que surge desde as aparições. Em cada lugar Maria trouxe uma mensagem de fé, conversão e esperança. As aparições surgiram em momentos especiais da Igreja, sobretudo, quando a fé do povo estava abalada e novas correntes filosóficas e ideológicas surgiram para afastar as pessoas de Deus. Maria vem para unir e mostrar Cristo Ressuscitado. O que mais chama a atenção das pessoas é a possibilidade de encontrar-se com a Mãe, venerá-la, agradecer-lhe, pedir-lhe forças para enfrentar as batalhas da vida. Os santuários são verdadeiros espaços onde reina o sagrado, o silêncio, a paz. As pessoas vão até eles para aprofundar sua fé e seu amor a Deus, a Jesus e a Maria Santíssima. 

Pascom: QUAIS OS OBJETIVOS RELIGIOSOS E OS PONTOS FORTES NA VIAGEM PELOS CAMINHOS DE MARIA?

Pe. Nilton: O principal objetivo é despertar nas pessoas o amor pelas coisas sagradas, por Deus e pela sua criação. A viagem aconteceu num clima de espiritualidade e caminhada com Maria. É a oportunidade das pessoas amadurecerem a própria caminhada cristã e se conscientizarem de sua real missão como batizados, seguidores de Cristo. Os pontos fortes da viagem foram a visita aos santuários onde Nossa Senhora apareceu (Fátima, Zaragoza, Lourdes, La Salete e a Medalha Milagrosa), a celebração da Sagrada Liturgia, os momentos de reflexão, a oração cotidiana, a reza do rosário, as procissões que participamos, a catequese em cada lugar, o silêncio e os momentos de contemplação diante da arte e da beleza que cada lugar revela.

Pascom: QUAL A DIFERENÇA ENTRE VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO ESPIRITUAL ORGANIZADA COM DIRETOR ESPIRITUAL E VIAGEM DE TURISMO RELIGIOSO?

Pe. Nilton: A diferença está no fato de que ao preparar uma viagem como os Caminhos de Maria nós nos colocamos sob a orientação de Deus e vamos em nome d’Ele. Trata-se de uma viagem cuja finalidade é reavivar a fé, transformar-se interiormente em novas criaturas, buscar a conversão e a convicção de que temos muito a colaborar com Deus. O diretor espiritual tem o papel de conduzir o peregrino numa caminhada de fé, deve levar cada uma a viver uma experiência única de Deus, deve integrar o fiel nos lugares santos a fim de que este seja tocado pelo sagrado. Enquanto que uma viagem religiosa sem direção espiritual não leva a contemplar o essencial nestes lugares. Não há vínculos mais profundos com a fé. As pessoas podem visitar estes lugares dentro de uma ótica puramente turística sem vínculo com o sagrado.

Pascom: COMO PÁROCO E GUIA ESPIRITUAL DO GRUPO, QUAL A MENSAGEM MARCANTE E FELIZ DESSA SANTA E ABENÇOADA VIAGEM QUE VOCÊ TROUXE EM SEU CORAÇÃO PARA PARTILHAR COM A COMUNIDADE?

Pe. Nilton: Eu trouxe o que vi e senti diante da obra de Deus. Constatei que Maria continua atraindo multidões para Cristo e que o cristianismo está cada vez mais vivo. Maria tem colaborado com Jesus desde sempre e continua tocando nos corações de seus filhos com o mesmo amor de Deus. Os Santuários Marianos realmente nos levam a viver uma experiência forte de paz interior e de amor pela Igreja. Voltei renovado com as maravilhas que vi e neste sentido incentivo todos os que puderem a visitar estes lugares. O sagrado se revela por meio da arte, da paisagem e das pessoas. Também nos faz crescer em fraternidade e ver o mundo com outros olhos. Maria deve ocupar um lugar especial em nossa vida, ela tem que ser “nosso tudo depois de Jesus”. Sob a orientação de nossa Mãe chegaremos ao céu. Agradeço a Deus por esta oportunidade e pelas graças alcançadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário