quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Generosidade e gratidão 22.10.2012

Pe. Nilton César Boni cmf - pároco 

            Venho meditando nestes dias sobre a generosidade e a gratidão. O que move as pessoas a serem generosas? Para nós cristãos a resposta é fácil: Jesus Cristo. A generosidade é uma atitude de quem se coloca no caminho com Deus e lhe devota sua contribuição. Generosos são os que respondem ao chamado de Deus e não hesitam em dizer sim, pois sabem que com este gesto mudarão a face da terra. Os generosos não pensam em si, sempre estão voltados para o outro numa total doação sem receber nada em troca. Sentem-se movidos pela força do amor e tudo fazem para exteriorizá-lo. São aqueles que tomaram posse de sua missão cristã e se sentem aptos a partilhar com a sociedade os dons que receberam no batismo.

            Seguido da generosidade vive-se outra atitude madura que é a gratidão. Agradecer é uma dádiva que poucos sabem fazer. Agradecer é reconhecer nossa humildade diante do grande e único mistério que nos envolve: a salvação. É um olhar voltado para o alto em busca de encontrar sentido para a existência. É uma fonte de graças que perpassa nosso entendimento. Ser grato por alguém é perpetuar a vocação primeira que recebemos: a vocação para o amor.

            Neste espírito quero agradecer a todos vocês que levam no espírito a vontade de “gastar” a vida por Cristo. Uma comunidade só é Igreja se estiver unida ao seu pastor e Mestre: Jesus Cristo. Nele nós nos movemos e somos. Somos livres para amar e doar nossa vida por algo que realmente faça sentido. A cada dia tenho vislumbrado nossa comunidade paroquial e sentido entusiasmo por perceber que temos aqui grandes tesouros, grandes corações, grandes ideais, grandes fiéis. Não estamos vivendo nossa renovação sozinhos, estamos em família, ancorando nossa esperança nas realidades que não passam. Sem dúvida, o amor que cada um traz no coração é sinal de que Deus está vivo e nós ainda temos uma longa história a construir.

            Quero agradecer vossa generosidade, vossa doação tanto material quanto de tempo, vosso carinho e apreço por nossa comunidade. Neste evento que realizamos (risoto em prol da juventude) ficou claro que estamos num processo forte de mudança. Estamos mais conscientes de nossa missão como cristãos e o mais bonito é que estamos dando oportunidade aos jovens de eles descobrirem sua vocação cristã e sua pertença à Igreja de Cristo. Vocês deram um belo testemunho de solidariedade e fé. A entrega de cada um gera um novo amanhã de luzes e esperança que não se apaga.

            Deus recompense cada um com a força da fé. Teremos outros eventos como estes e contaremos com a união de todos. Tudo foi perfeito, nada faltou, nada sobrou. Atingimos os objetivos desta primeira etapa e já estamos pensando na próxima. Aceitem também as humildes desculpas por algo que não saiu a contento. No esforço por melhorar às vezes acabamos nos estressando, porém, a organização é necessária para o bom andamento de tudo. Agradeço as doações de cada um. Sei que para alguns ficou pesado, mas o Senhor não deixará faltar o necessário para ninguém. O que doamos hoje nos será devolvido amanhã com o cêntuplo de graças.

            Peço que se mantenham fiéis à obra de Cristo. Talvez muitos estejam desanimados e com isso vão se afastando das reuniões e dos grupos. Acredito que é sempre hora de estarmos vigilantes e voltar ao centro de nosso entusiasmo missionário: o serviço a Jesus Cristo. Nossa comunidade precisa muito de vocês. Sem a presença de cada um e o compromisso com o Reino a obra de Cristo morre. Estamos chegando ao fim do ano e é ocasião para renovarmos nossa participação na alegria de Cristo. A messe é grande, os trabalhos são muitos, mas quando estamos juntos ninguém fica cansado, tudo vira festa como nas bodas de Caná. Não desanimem, sejam fiéis, amem sempre com o mesmo amor de Cristo. O Coração de Maria precisa de vocês.

            Com as bênçãos de Deus.

In Matris Corde

Pe. Nilton Cesar Boni cmf - pároco


Nenhum comentário:

Postar um comentário