segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PASCOM entrevista Janete, secretária paroquial

por Reini Dantas Leal - PASCOM





Reconhecemos o quanto é importante para nossa Igreja Católica ter à frente de secretarias paroquiais, pessoas bem preparadas e profissionais que saibam lidar com todas as situações desta área, resolvendo-as da melhor forma possível, prevalecendo a boa educação e comunicação adequada para um atendimento de excelência a todos, sem perder o alinhamento da linguagem espiritual católica. Por isso, a PASCOM entrevista Janete Borges, secretária da Paróquia Imaculado Coração de Maria, para que possamos conhecer um pouco mais do seu trabalho na secretaria da nossa Paróquia.

Pascom: Qual a data de seu aniversário e há quanto tempo você trabalha na Paróquia Imaculado Coração de Maria, na função de secretária?
Janete: Nasci no dia 28 setembro de 1967. Bem comecei na realidade em 1984 fazendo os registros de casamentos e batismo que estavam atrasados, depois fiquei só vindo aos domingos nos batismos fazendo as inscrições e as lembranças e comecei definitivo em 1988.

Pascom: Quais os serviços oferecidos pela Secretaria da Paróquia?
Janete: Intenções de missa, orientações e documentação para encontro de pais e padrinhos para o batismo, encontro para noivos, casamento, dízimo, processo habilitação matrimonial, agenda de atendimento do pároco, informações às pastorais e movimentos, cadastramento de dizimistas, digitalização de livros de batismo, casamento e crisma.

Pascom: Qual o nível de satisfação pessoal, com o exercício de sua profissão na paróquia?
Janete: É meio difícil responder algo sobre nós mesmos, mas acho que melhorei em alguns aspectos e espero melhorar ainda mais, principalmente no atendimento.

Pascom: Qual é a maior demanda de trabalho, dos que procuram a secretaria paroquial?
Janete: casamento, batismo, agendamento de missas e atendimento com o pároco.

Pascom: Você é funcionária da paróquia, mas, também mantém uma prática religiosa fervorosa?
Janete: Tento, mas é meio complicado devido ao meu horário de trabalho e local onde moro.

Pascom: Você já vivenciou algum momento curioso ou desagradável, no trabalho? Pode citar algum?
Janete: São muitos, mas prefiro não citar nenhum por ser de foro íntimo da secretária.

Pascom: Como é o seu relacionamento com as pessoas dos movimentos pastorais e comunidade?
Janete: São várias pastorais e movimentos conheço mais os coordenadores das pastorais, alguns são meus amigos já da época que entrei aqui, outros conheci recentemente, mas acho que tenho um bom relacionamento  com todos eles e com a comunidade é a mesma coisa, apesar de estar aqui todos estes anos , muitos que conheci já não vivem mais e os novos ainda estou conhecendo.

Pascom: O que é preciso para desempenhar bem a função de secretária de uma paróquia?
Janete: Gostar do que faz é o principal, uma boa formação as quais nossa diocese oferece principalmente a espiritual, porque não é fácil, hoje em dia é preciso muita paz de espírito para trabalhar em qualquer profissão.

Pascom: Deixe sua mensagem pessoal para a paróquia e comunidade.
Janete: Primeiramente quero agradecer aos padres, aos quais tive a honra de trabalhar, principalmente ao Pe. Marcos, nosso atual Provincial, só com ele foram mais de 14 anos, ao Pe. Nilton nosso atual pároco e a toda comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário