quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Coletiva de imprensa ocorrida no dia 22, na Cúria Metropolitana, trouxe para discussão o Bote-fé Curitiba 2013

Evento diz respeito à acolhida pela Arquidiocese dos símbolos máximos da JMJ: a Cruz de Cristo e o Ícone de Nossa Senhora 


  Na noite desta última quarta-feira, 22, esteve em Curitiba para uma Coletiva de Imprensa na Cúria Metropolitana o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Carlos Sávio. Padre Carlos veio de Brasília para a coletiva e também para uma reunião interna com o Setor Juventude para tratar da organização do evento Bote-Fé Curitiba, marcado entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2013. O Bote-fé é a grande festa de acolhida dos dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude: a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. O evento está acontecendo em todas as 276 dioceses do Brasil.
 
    Participaram da bancada o padre Alex Cordeiro, assessor eclesiástico do Setor Juventude,  padre Waldir Junior, também assessor do Setor,  e o padre Carlos Sávio. Padre Carlos é também responsável geral pelo Bote Fé no Brasil. Acompanharam a coletiva, além da imprensa, mais de 30 jovens, entre interessados e membros da equipe organizadora da JMJ2013.

 
    Segundo o padre Sávio, o Bote-fé consiste num programa de evangelização no Brasil junto aos jovens, que contempla três momentos distintos: a celebração dos símbolos da JMJ, a formação - principalmente quanto à drogradição e ao uso adequado das novas tecnologias -, e a ação social, que consiste na visita dos símbolos aos doentes, às favelas, aos presos, enfim, aos locais onde os jovens mais necessitam. Durante o Bote-fé são realizados também shows e celebrações religiosas que costumam reunir cerca de 50 mil jovens por diocese.
 
    Na Arquidiocese de Curitiba o evento está sendo organizado pelo Setor Juventude que é assessorado pelo padre Alex Cordeiro. De acordo com ele, desde que Curitiba foi escolhida como a sede da pré-jornada ou Semana Missionária (no Brasil), começou-se a pensar num grande programa de evangelização para a juventude até a JMJ2013, que envolveu a criação de uma equipe organizadora - composta por 22 agentes -, e o comprometimento de cada movimento juvenil com a realização mensal de eventos em preparação para a JMJ2013, além dos eventos arquidiocesanos. 
 
    "Com relação ao Bote-fé, queremos que seja, de fato, um momento missionário, de anúncio de Jesus pelos jovens nas ruas de Curitiba. Nossa intenção é levar o maior número de jovens a uma experiência com Deus por meio do contato com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora que passarão em visita a diversos pontos da capital", explicou padre Alex. A ideia, de acordo com ele, é levar os símbolos ao encontro dos dependentes químicos, às periferias, universidades, escolas, ao quartel geral da Polícia Militar e ao Centro da cidade. 
 
    
    Dúvidas e mais informações com o Setor Juventude: (41) 2105-6364 / 68 - Marcos Moura (secretário do Setor). Para entrevistar contatar a assessora de imprensa da Arquidiocese: 8700-4752 / 2105-6343 - Letícia Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário