sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Entrevista da Pascom com Jean (DOMINUS)

Por Reiní Dantas Leal, coordenadora Pascom Paroquial 


A Dominus Comunicações, fundada em 2008, com sede em Florianópolis-SC é uma empresa prestadora de serviços exclusivos de comunicação para a Igreja Católica Apostólica Romana, com a principal missão de promover e contribuir profissional e espiritualmente, para a evangelização cristã. 

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, representada pelo seu Pároco Pe. Nilton, visando melhorar e organizar as atividades dos movimentos e pastorais, há três anos mantém contrato de assessoria e implantação do Planejamento Estratégico Pastoral Paroquial. O projeto piloto Pastoral já implantado foi tão bem sucedido que este mês de agosto foi promovido o primeiro encontro dos coordenadores pastorais, para avaliação do segundo Planejamento de Comunicação Pastoral da Paróquia, para o triênio 2013 a 2015. 




O evento foi realizado pelo próprio Diretor da Dominus, Sr. Jean Severino, que no final, foi entrevistado pela nossa PASCOM. Vejam a entrevista na íntegra: 

Pascom: O que você pode citar como evolução da comunicação pastoral em nossa paróquia nos últimos três anos?
Jean: Quando a Dominus iniciou o trabalho na Paróquia, não existia muita coisa, o site da Paróquia era desatualizado e não havia envolvimento das lideranças. Lembro que quando fizemos o primeiro encontro de formação da Pascom, tínhamos aproximadamente 8 pessoas. Hoje é nítido a mudança, há envolvimento das lideranças, a Paróquia conta com um site atualizado, uma revista formativa anual, blog, FanPage, E-mail – Marketing, Newletter entre outras formação de Comunicação.

Pascom: O trabalho da comunicação paroquial é diário e depende muito do apoio da comunidade pastoral. Na sua visão, qual é a expectativa do trabalho da PASCOM na nossa paróquia?
Jean: O trabalho de comunicação já cresceu muito na Paróquia e com certeza poderá crescer mais, é importante destacar que o envolvimento dos agentes pastorais só ocorrerá quando tivermos uma evangelização maior, mais pessoas evangelizadas, mais pessoas servindo ao Senhor! 

Pascom: A nova equipe da Pascom da nossa Paróquia foi formada em março/2012. Até aqui, nosso objetivo foi cumprido? Pode comentar a atuação da Pascom?
Jean: Aqui na Agência somos testemunhas do comprometimento dos membros da Pascom, o envio de informações, o envolvimento na cobertura dos eventos entre outras atividades tornam possível a parceria da Pascom com a Dominus Comunicação. 

Pascom: O que podemos aprender com a comunicação realizada em outras paróquias? E o que difere nossa comunicação pastoral, com as das outras paróquias?
Jean: A troca de experiências é muito válida principalmente no desenvolvimento de novas estratégias de comunicação. Cada Paróquia com o seu perfil vai desenvolvendo atividades que ao longo do tempo, podem e devem colaborar no processo comunicacional de outras comunidades. 

Pascom: Como você vê a Pastoral da Comunicação na igreja católica, como um todo?
Jean: A Pastoral da Comunicação na Igreja tem dado passos importantes no seu crescimento, porém acredito ser necessário um maior empenho de todos os envolvidos, principalmente do clero. A formação sobre comunicação nos seminários deve ser mais trabalhada. 

Pascom: Baseado na sua experiência de comunicação e marketing católico, o que impede as dioceses e paróquias avançarem na ação Pastoral da Comunicação (PASCOM)?
Jean: Com toda certeza a falta de investimentos, tanto de recursos humanos como financeiros são questões que precisam ser melhores trabalhadas. 

Pascom: O que podemos fazer para fortalecer e ampliar a ação Pastoral da Comunicação (PASCOM) na nossa paróquia?
Jean: A Pascom é uma pastoral que está a serviço de todas as demais, ela deve ser a primeira a estar preocupada em anunciar o Cristo Ressuscitado, compete a ela estar envolvida nos processos de evangelização da Paróquia e junto com todos os agentes propor ações de comunicação que favoreçam a evangelização. 

Pascom: Deixe sua mensagem, de comunicação pastoral para nossa comunidade.
Jean: Peço a Virgem Maria a sua proteção e interseção para que a exemplo dela todos os agentes de pastoral envolvidos na comunicação da Paróquia Imaculado Coração de Maria, tenham a coragem de dar seu SIM, a nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário