segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Coletiva com Dom Moacyr José Vitti – Arcebispo Metropolitano


Por Reiní Dantas Leal

Aconteceu no dia 10 de agosto, na Cúria Metropolitana de Curitiba, uma coletiva de imprensa com Dom Moacyr José Vitti, Arcebispo Metropolitano, junto com Janete Schiontek, Coord. da Comissão Família e Vida da Arquidiocese, Pe. Jonacir Alessi, Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar e Pe. Rivael de Jesus Nascimento, Coord. Arq. da Ação Evangelizadora, para falar da Semana Nacional da Família 2012 que será celebrada em todo o Brasil de 12 a 18 de agosto, promovida pela CNBB.

O objetivo da coletiva foi apresentar o sentido do tema da Semana Nacional da Família deste ano: “Família: o trabalho e a festa”, e as ações pastorais da Comissão Família e Vida para este ano junto às famílias, comunidades, paróquias e movimentos eclesiais da Arquidiocese. As três palavras do tema formam um trinômio que começa a partir da família, para abri-la ao mundo: o trabalho e a festa, que são as maneiras como a família habita o espaço social e vive na Modernidade.

Dom Moacyr, iniciou falando da importância da família dentro da sociedade e de toda humanidade como um todo, e que o tema deste ano da SNF - “Família: Trabalho e Festa” apresenta a oportunidade, para refletirmos sobre os valores da família de hoje, e que ao mesmo tempo, devemos procurar semear dentro da realidade em que nos encontramos, esse novo despertar para que também haja por parte das autoridades, maior atenção, respeito e proteção do valor que a família merece.

Pe. Jonaci acrescentou que a família precisa ser respeitada com especial carinho da sociedade, e que o Beato João Paulo II, acertadamente já dizia: “O futuro da humanidade passa pela família”. É a família que constitui a sociedade. Sabemos que a sociedade passa por várias crises e atualmente, ouvimos tantos dizerem que a família também está em crise. Isso leva-nos crer que nem tudo está perdido, porém, precisamos fortificar e solidificar a família. Por tudo isso, o Papa Bento XVI, viu a necessidade, dentro dessa temática, no III Encontro Mundial das Famílias em Milão-Itália, de lançar o tema, “Família: Trabalho e a Festa”. Essas categorias que motivaram o encontro mundial e que também serão apresentadas a todo o Brasil, na nossa arquidiocese, nas paróquias, comunidades e famílias com entusiasmo e esperança de encontrar o equilíbrio da família e resgatar a prática da espiritualidade pessoal e familiar, através do diálogo e do bem viver da família.

Que possamos aproveitar o máximo dessa semana, para realização de encontros de grupos de famílias nas paróquias, nas ruas, nas escolas, nas quadras, nos condomínios com a finalidade de promover a evangelização e contribuir para o resgate da alta estima das famílias e da sociedade, que hoje se encontram machucadas e feridas pela exposição dificuldades, desafios e violência.
Por isso, hoje o nosso convite é aproveitar todos os meios de comunicação disponíveis, para que todos se mobilizem a refletir sobre os temas importantes da família.

Pe. Rivael argumentou que a arquidiocese está sempre motivando o dom de Deus, para que a família também se sinta envolvida e comprometida a exercer a animação pastoral evangelizadora, afirmando que é da família que brotarão os casais, os jovens e as crianças para a evangelização.

Acreditamos que, no meio das dificuldades de uma sociedade que sofre de solidão e de tédio, nós católicos somos chamados a contribuir e colaborar para a promoção do bem viver da família. Portanto, desejamos que o tema da SNF também seja uma oportunidade de encontro, de vivência, de busca e de realização de verdadeira experiência com Cristo. Por isso, nós disponibilizamos, como sacerdotes, com o apoio dos bispos e de tantos agentes pastorais inseridos nas paróquias, o desejo da vida e de uma evangelização inculturada atenta às necessidades dos novos tempos, de maneira que aconteça o diálogo para a promoção da vida e a cultura alheia ao secularismo do tempo presente, mas também aberta ao amor estruturado nas relações pessoais e orientação da CNBB.

Falar da família, é falar do grande e belo sacramento que Jesus nos deixou que é o matrimônio. Esse é o sacramento que visa o bem dos cônjuges e por consequência, a prole e sua educação cristã. Na sociedade atual, precisamos de famílias de referência positiva para a sociedade. Para Isso, precisamos de pais equilibrados e sobre tudo, afetivamente e espiritualmente. A família será referência a partir do momento que tenha desenvolvido a espiritualidade e que viva a catequese com os filhos, alimentados pelo entusiasmo dos testemunhos maravilhosos de amor e oração das famílias.



Em nossa Paróquia temos uma programação especial para a Semana da Família. Venha fazer parte! 
Confira http://pcormaria.blogspot.com.br/2012/08/semana-da-familia-13-190812.html 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário