segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Encontro Pascom Regional do Paraná

Parabéns Reini Leal, que coordena a Pascom em nossa Paróquia, participa da equipe da Arquidiocese e agora do Paraná, e obrigado por tamanha dedicação!
 
Nos dias 24 e 25 (ago) aconteceu em Guarapuava-PR o Encontro Regional da Pastoral da Comunicação (Pascom), no qual Reini Leal participou como representante da Pascom da Arquidiocese e nossa Paróquia. O evento foi agendado, no último mês de julho, em Aparecida-SP, durante o 3º Encontro Nacional da Pascom, onde também esteve presente. 
Treze arquidioceses e dioceses do Estado do Paraná participaram do encontro promovido pelo Regional Sul II-CNBB-PR. 
O encontro foi coordenado por Dom João Bosco, Presidente do Regional Sul II da CNBB; Dom Antonio Wagner da Silva, Bispo Referencial para a Comunicação no Regional Sul 2; Pe. Mario Spaki, Secretário Executivo CNBB e pelo jornalista Elson Faxina, Assessor da Pascom Regional. 
Ao participar do encontro, no momento de formação da equipe, Reini Leal foi a única de Curitiba, indicada e eleita por aclamação, para fazer parte da equipe Pascom Regional CNBB do Paraná, com sede em Curitiba. "Embora já tenha bastante compromissos com a Pascom paroquial e arquidiocesana, não tive como negar a mais este chamado da nossa igreja. Confesso que ainda não entendi, por quê eu escolhida e não outros profissionais da área de comunicação e markenting lá presentes. Enfim, estamos aí para servir naquilo que podemos e aprendemos fazer com amor e por amor a Deus e ao próximo", palavras da nova integrante da equipe Paraná. 
Imagem inline 1 
Os principais objetivos foram a reestruturação e formação da Pastoral de Comunicação em âmbito estadual, compor um diagnóstico da atuação da Pascom nas arqui e dioceses, além de traçar o planejamento da Pascom Regional para 2013 e refletir e apresentar em plenário sobre duas perguntas: O que é Pascom?Como organizar a Pascom nas dioceses e paróquias?
Na noite de 24 (sexta feira) os participantes apresentaram os trabalhos realizados na Pascom das respectivas dioceses e paróquias, como partilha e troca de experiências.
Depois, todos foram divididos em seis grupos para discussão e reflexão dos dois temas citados.
Como respostas, Reini trouxe:

1. O que é Pascom? 
  • A palavra Pastoral é muito mais abrangente do que imaginamos, pois nos indica o verdadeiro sentido do anúncio da Palavra de Deus, para evangelização.  
  • A palavra Comunicação expressa o sentido daquele que comunica, divulga e interage todas as demais pastorais e movimentos, usando todos os meios de comunicação, promovendo a união, a paz e a comunhão entre todos.
  • É a pastoral facilitadora e animadora da comunicação dentro e fora da diocese e paróquia, visando a promoção da paz. Ela deve levar e induzir as pessoas ao verdadeiro encontro com Cristo, através de todos os meios de comunicação, com a intenção exclusiva, de evangelizar através da Palavra de Deus.
  • Pascom é ter a consciência e saber, que todos aqueles que trabalham dentro da Igreja, com o anúncio do Reino de Deus, todos eles, também fazem pastoral da comunicação.
  • É uma pastoral informativa e formativa, que deve  buscar e oferecer formação técnica e espiritual aos agentes voluntários que prestam serviços às pastorais e movimentos da igreja.
  • Ainda existem muitas dúvidas dos agentes pastorais, dos padres, dos bispos e de todo clero, na melhor compreensão e clareza, do que seja e quais são as funções e/ou atividades da Pascom dentro e fora das arqui, dioceses e paróquias.
  • Sentimos que falta esclarecimento, orientação e direcionamento das arqui e dioceses, para os agentes pastorais e paróquias.
  • E nunca esquecer que a PASCOM, veio para somar e ajudar todas as pastorais melhor se comunicarem e divulgarem suas atividades.
  • Acima de tudo, Não devemos focar a comunicação somente nos meios, mas sim na questão "Pastoral"!
     
    2.  Como organizar a PASCOM nas dioceses e paróquias?
  • É preciso ter organização e estruturação diocesana para a partir daí, orientar e formar os agentes pastorais  dos setores ou decanatos e paróquias.
  • Nas paróquias, deve-se seguir e respeitar a opinião e pensamento dos párocos e padres. Caso algum tenha resistência para implantação da Pascom na paróquia, é preciso ter cuidado! Às vezes, primeiro, deve-se trabalhar com a mente do padre e tentar convencê-lo que a proposta é para ajudá-lo na área de comunicação e integração das pastorais e movimentos já existentes. Também, a colocação vale para os bispos, que  muitos deles ainda não dão apoio e investimento para a Pascom.
  • A Pascom nas paróquias e dioceses, primeiramente deverá conhecer e contemplar as necessidades básicas e os trabalhos das demais pastorais e movimentos já existentes, para saber como planejar e organizar os trabalhos a serem feitos, usando os recursos de comunicação e marketing católico.
  • Deve ser formada com a intenção de congregar, aproximar e integrar as pastorais, movimentos, padres e comunidade usando de todos os meios de comunicação possíveis e existentes.
  • A equipe deve ser formada com pelo menos um membro de cada pastoral, para melhor integração e comunicação entre todos.
  • Acima de tudo, sempre deve existir estudos dos documentos da igreja e aprofundamento da espiritalidade dos membros pastorais. 
  •  
  • Imagem inline 1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário